Ambliopia

Ambliopia, também conhecida como olho preguiçoso, é uma disfunção oftálmica caracterizada pela redução ou perda da visão num dos olhos ou, mais raramente, em ambos os olhos, sem que o olho afetado mostre qualquer anomalia estrutural.

Entende - se por ambliopia a deficiência de desenvolvimento normal do sistema visual durante o período de maturação do Sistema Nervoso Central (especificamente do sistema visual) que se estende até os 6 - 7 anos de idade - sem que haja lesão orgânica ou com uma lesão orgânica desproporcional à intensidade da baixa visual. A baixa acuidade visual encontrada na ambliopia é devida ao desenvolvimento incompleto da visão foveal, estando a visão periférica preservada e o campo visual e acuidade escotópica normais.

Estabelece-se, basicamente, os seguintes tipos de ambliopia, a depender da causa responsável pelo comprometimento da visão:

  • Ambliopia por Estrabismo: quando ocorre desarmonia entre os dois eixos visuais paralelos e tal alteração é constante (o estrabismo intermitente não acarreta deficiência grave). A visão foveal do olho desviado será inferior à daquele que fixa normalmente pela mácula.
  • Ambliopia por Ametropia: erros refracionais significativos e não corrigidos em ambos os olhos impedem a formação de uma imagem nítida, dificultando o pleno desenvolvimento da acuidade visual .
  • Ambliopia por Anisometropia: diferenças superiores a 2,0 dioptrias entre os dois olhos - seja por miopia, hipermetropia ou astigmatismo - poderão promover uma interação binocular anormal, acarretando o fenômeno de supressão na visão do olho mais ametrópico e sua conseqüente ambliopia.
  • Ambliopia por Privação (ou "ex-anopsia"): é ocasionada pela existência de uma barreira à chegada da luz à retina em toda a sua intensidade, impedindo a formação de uma imagem bem definida. As causas podem ser: cicatrizes corneanas, catarata congênita uni ou bilateral, ptose palpebral, opacidades vítreas, dentre outras.

#COMPARTILHE nossas publicações

Navegue por mais Problemas Oculares.