Cavidade Anoftálmica

Chama-se cavidade anoftálmica a cavidade orbitária que por qualquer motivo não contenha mais o globo ocular. As principais causas de uma cavidade anoftálmica são a perda do globo ocular por traumas ou doenças inerentes ao próprio olho.

Blog Thumb

Tumores intra-oculares

Tumores intraoculares como o retinoblastoma na infância e o melanoma de coróide no adulto ,depois de avaliados pelos especialistas em oncologia e retina, podem necessitar de um tratamento radical que é a remoção completa do globo ocular (enucleação). Nesses casos a cirurgia é realizada sob anestesia geral e a reconstrução da cavidade é feita no mesmo tempo cirúrgico através de um implante que irá devolver o volume perdido com a remoção do globo ocular. Essa devolução de volume é extremamente importante para permitir a adequada adaptação da prótese ocular externa a ser realizada 30 a 60 dias após a cirurgia.

 

Olho cego doloroso

Alguns pacientes vítimas de traumas ou que sofreram múltiplas cirurgias sobre o olho podem, além de perder a visão, desenvolver um quadro de atrofia do globo ocular que pode levar a um quadro doloroso crônico. O primeiro tratamento instituído para a dor é clinico e apenas quando a dor persiste indica-se a remoção do conteúdo do globo ocular (evisceração) para alívio da dor. Nesta cirurgia, é extremamente importante repor o volume perdido com a remoção do olho através de um implante, o que permitirá a reabilitação do paciente com a prótese ocular externa 30 a 60 dias após a cirurgia.

 

Reconstrução da cavidade

A cavidade orbitaria que não contém mais o globo ocular, seja a perda ocasionada por atrofia do olho, por cirurgias para remoção do globo (evisceração e enucleação) ou após traumas é chamada de cavidade anoftálmica. A adaptação da prótese ocular externa é essencial para que o paciente possa ser reabilitado de forma adequada.  Para que a prótese possa ser adaptada, a cavidade deve ser acompanhada pelo especialista em plástica ocular que poderá indicar a melhor prótese e a eventual necessidade de cirurgias que irão permitir a adequada adaptação. Algumas vezes há necessidade de cirurgias para devolução de volume através de implantes ou de ampliação da superfície da cavidade para aumentar o espaço para a prótese. A cavidade anoftálmica pode sofrer mudanças ao longo do tempo como atrofia de gordura ou retração de sua superfície, o que irá impossibilitar o uso da prótese se o adequado acompanhamento não for realizado. Os profissionais Plástica Ocular são especializados no cuidado a cavidade anoftálmica e podem oferecer o melhor tratamento para esta condição.

#COMPARTILHE nossas publicações

Navegue por mais Problemas Oculares.