Dacriocistite

A dacriocistite é a inflamação do saco lacrimal e geralmente está associada à obstrução baixa das vias lacrimais. A lágrima, que deveria ser drenada para o nariz, fica retida no saco lacrimal, propiciando a proliferação de bactérias.

Os pacientes costumam relatar lacrimejamento prévio já há algum tempo.
A inflamação pode ser aguda ou crônica.
A inflamação aguda apresenta-se com dor intensa, vermelhidão e elevação no canto interno do olho adjacente ao nariz e, depois de alguns dias, pode ocorrer a drenagem espontânea de secreção purulenta. O tratamento é realizado através de antibióticos orais e analgésicos, com acompanhamento do especialista. O indivíduo que apresenta piora do estado geral, principalmente febre, deve ser internado para receber o antibiótico por via venosa e assim evitar complicações. Após a resolução do quadro infeccioso deve-se planejar a cirurgia para correção da obstrução para se evitar novos quadros inflamatórios.
A dacriocistite crônica ocorre sem sintomas exuberantes, apenas com produção constante de secreção purulenta, principalmente quando se comprime a região interna das pálpebras, próximo ao nariz. A forma crônica pode levar os episódios de agudização e também deve ser tratada de forma cirúrgica.

Dacriocistite do recém-nascido
Dacriocistite Crônica

#COMPARTILHE nossas publicações

Navegue por mais Problemas Oculares.