Glossário
- Refração
É um procedimento para se determinar o erro refracional (grau) do olho.
- Refratometria Computadorizada
Refração computadorizada que permite a medida automatizada das ametropias.
- Retina
Membrana sensorial que reveste o olho internamente. É composta de várias camadas e de receptores especiais (cones e bastonetes) cuja função é receber imagens focalizadas pela córnea e cristalino, converte-las em sinais elétricos e enviá-las ao cérebro através do nervo óptico.
- Retinite
Inflamação da retina. Sintomas incluem: visão borrada, metamorfopsia, moscas volantes e perda de visão.
- Retinoblastoma
É o tumor intra-ocular maligno mais comum na infância. O diagnóstico é feito geralmente nos primeiros 3 anos de vida. Existem formas hereditárias e não hereditárias. Usualmente os sinais mais comuns que levam ao diagnóstico são a leucocoria e o estrabismo.
- Retinografia
Documentação fotográfica do fundo de olho.
- Retinopatia Diabética
Alterações na retina causadas pelo diabetes. Na maioria dos casos não há sintomas inicialmente. Se não monitorada e tratada adequadamente, pode levar à cegueira.
- Retinopatia Serosa Central
Alteração que cursa com baixa visual e percepção dos objetos irregulares (metamorfopsia), em que existe um acúmulo de fluido (edema) na retina central.
- Retinose Pigmentar
Condição geralmente herdada, caracterizada por degeneração progressiva da retina, resultando em cegueira noturna e diminuição da visão periférica (campo visual tubular).
- RK (Ceratotomia Radial)
Procedimento cirúrgico onde cortes são feitos na córnea de forma radial, aplanando a córnea e corrigindo a miopia.
- Rosácea
Condição dermatológica que tipicamente envolve a face, caracterizada por rubor, vasos dilatados (telangectasias), mais comuns em mulheres após os 30 anos.
- Rotura de Retina
São lesões que predispõem a descolamento de retina. Uma rotura da retina tipicamente pode ser causada por descolamento do vítreo. Sintomas incluem: flashes e moscas volantes.
#COMPARTILHE nossas publicações