> EM RESUMO
 
 
> CURSOS E ESTÁGIOS
 
 
> CARGOS ACADÊMICOS E EM ASSOCIAÇÕES MÉDICAS
 
 
> PALESTRAS E CONFERÊNCIAS
 
 
 
 
> ORIENTAÇÃO E EXAME DE TESES DE DOUTORAMENTO
 
 
> TRABALHOS PUBLICADOS
 
 
> LIVROS PUBLICADOS
 
 
> COORDENAÇÃO EM CONGRESSOS E SIMPÓSIOS
 
 
 
 
> TEMAS LIVRES E POSTERES
 
 
> HOMENAGENS E PREMIAÇÕES
 
 
> FILIAÇÃO EM SOCIEDADES CIENTÍFICAS
 
 
   
 

Submeteu-se ao Vestibular de Medicina, em 1966, obteve a vigésima quarta colocação na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e a septuagésima classificação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, diplomando-se em Medicina, na UFMG, em 8 de dezembro de 1970, em décimo terceiro lugar, entre cento e sessenta e seis alunos.

No ano de 1972, prestou concurso para o XIV Curso de Especialização em Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, obtendo a terceira colocação entre mais de quarenta candidatos inscritos. Concluiu o Curso de Especialização em 1 de março de 1974, credenciando-se ao título de Especialista perante as Comissões Examinadoras do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Em 23 de julho de 1977, defendeu Tese para o grau de Doutor em Medicina e obteve, por unanimidade, a nota 10 (dez), tendo sido recomendada a publicação de seu trabalho na íntegra, pela Comissão Examinadora.

Seguiu para Londres, em agosto de 1977, como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, para Curso de Pós-Doutoramento. No Departamento de Oftalmologia Experimental do “Institute of Ophthalmology”, trabalhou com o Professor E.S. Perkins por seis meses, investigando a relação entre refração, diâmetros oculares e glaucomas. No “Moorfields Eye Hospital”, trabalhou na Unidade de Glaucoma por 18 meses, e freqüentou diversos outros Departamentos.

Em setembro de 1979, realizou estágio em Moscou, por duas semanas, no Laboratório de Problemas Experimentais e Clínicos da Cirurgia Ocular, sob a orientação do Professor S. Fyodorov, estudando aspectos técnico-cirúrgicos das lentes intra-oculares e da ceratotomia refrativa no tratamento da miopia.

De março de 1979 até janeiro de 1992 foi o chefe do Departamento de Glaucoma do Instituto Hilton Rocha , em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Desde março em 1983 é o Professor Adjunto, por concurso, da Clínica Oftalmológica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais , onde foi Chefe do Setor de Doenças Vasculares (Depto. de Retina) até 1990. Desde 1989 é Coordenador do Curso de Oftalmologia (Graduação).

Foi fundador da Sociedade Brasileira de Glaucoma, juntamente com o Dr. José Carlos Reys em 1983, tendo sido seu Presidente no biênio 1983-85 e organizador do I Simpósio Internacional da SBG.

Foi relator do Tema Oficial do XXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia e XVII Congresso Pan-Americano de Oftalmologia , realizados de 03 a 06 de setembro de 1989, tendo sido responsável pela publicação do livro “Glaucomas Secundários”.

Desde janeiro de 1992 trabalha no Instituto de Olhos de Belo Horizonte (uma instituição que idealizou e construiu juntamente com outros sócios, Drs. Cleber Godinho e Elisabeto Ribeiro Gonçalves) onde é o Diretor Geral. Desde esta mesma época é o Chefe dos Departamentos de Glaucoma e de Catarata.

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intra-oculares, eleito para o biênio 2004-2006

Foi Vice-Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia em dois biênios: 1991-1993 e 2007-2009.

 Foi relator do Tema Oficial do XXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia e XVII Congresso Pan-Americano de Oftalmologia , realizados de 03 a 06 de setembro de 1989, tendo sido responsável pela publicação do livro “Glaucomas Secundários”.

Foi relator do Tema Oficial do XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado em Porto Alegre, de 5 a 8 de setembro de 2011, tendo sido responsável pela publicação do livro “Glaucoma Primário de Ângulo Aberto”.